Começámos, com a ajuda do Hospital de bonecas (manual do professor), a falar das diferenças e semelhanças entre as coisas.
Numa das sessões produziu-se uma LISTA DE CRITÉRIOS, uma ferramenta que vai sendo actualizada pelo grupo, à medida que vão surgindo novos critérios.
Esta lista permite aplicar os critérios que usamos para encontrar o que há de diferente ou igual entre o que nos rodeia.
Começaram a surgir propostas de objectos, elementos para análise e investigação. A coisa tornou-se muito mais interessante, com os próprios intervenientes a trazerem para a mesa objectos ou temas do seu interesse pessoal, ideias para partilhar.
"O hipopótamo tem a boca grande, o rinoceronte tem a boca pequena!" (Pilar , em diferenças e semelhanças entre um hipopótamo e um rinoceronte)
Este blog destina-se a divulgar o trabalho realizado na Unidade Educativa do Liberdade- AIPICA,em Almada, no âmbito da Filosofia para Crianças. Com paciência, determinação e objetividade, procura-se dar espaço a todas as crianças, que, ao seu ritmo, vão participando na comunidade de investigação que se vai construindo. Os diálogos aqui divulgados são fragmentos, pois por vezes voltamos a diálogo anteriores, ou começamos outros novos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
😉 Ainda ontem a Mara, que encontrei na rua com a mãe, disse-me: hoje falámos de "quitetios" e soube tão bem explicar o que era, achei oaximo. Todos as crianças tivessem o privilégio de passar pelas tuas mãos. Continua a deixar sementes para os pilares da vida das tuas crianças, Ricardo Frias.
ResponderEliminarObrigado mana, vai passando e partilha. Um dos próximos temas será "porque e que os adultos complicam as coisas?"😄 bj
ResponderEliminarOlá excelentíssimo :)
ResponderEliminarGostei muito da ideia da filosofia para crianças.
A minha filha gosta muito e eu também :)
Farto-me de rir com as respostas dos miúdos
Parabéns Pela iniciativa ***** (5 estrelas)