sexta-feira, 28 de abril de 2017

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS - propostas trazidas de casa

O Pedro e o Tomás trouxeram dois amigos de casa, para serem analisados pelo grupo-comunidade de investigação filosófica. E o processo, que importa referir, pois é talvez o mais importante, foi:

1 - observação e registo fotográfico dos elementos a analisar


2 - Diálogo e registo das intervenções



3 - Registo gráfico dos elementos (solicitado por algumas crianças, às quais atribuímos o nome de "grupo de registo". E eles lá desenharam os bonecos e apresentaram aos colegas, todos orgulhosos)




segunda-feira, 3 de abril de 2017

DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS - A lista de critérios

Começámos, com a ajuda do Hospital de bonecas (manual do professor), a falar das diferenças e semelhanças entre as coisas.
Numa das sessões produziu-se uma LISTA DE CRITÉRIOS, uma ferramenta que vai sendo actualizada pelo grupo, à medida que vão surgindo novos critérios.

Esta lista permite aplicar os critérios que usamos para encontrar o que há de diferente ou igual entre o que nos rodeia.

Começaram a surgir propostas de objectos, elementos para análise e investigação. A coisa tornou-se muito mais interessante, com os próprios intervenientes a trazerem para a mesa objectos ou temas do seu interesse pessoal, ideias para partilhar.

"O hipopótamo tem a boca grande, o rinoceronte tem a boca pequena!" (Pilar , em diferenças e semelhanças entre um hipopótamo e um rinoceronte)